sexta-feira, 10 de julho de 2009

"FALANDO SÉRIO"

LEVANTA-TE, MATA E COME!!!

Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro! Mata e come!
De modo algum Senhor porque jamais entrou em minha boca qualquer coisa comum ou imunda.
Segunda vez falou a voz do céu: Ao que Deus purificou de modo algum considere comum.

(Atos 11:7-9)

Levanta-te, Pedro! Mata e come! Esse foi o imperativo de Deus para Pedro sobre aquilo que ele considerava impuro. Logo em seguida, Deus iria revelar a Pedro a manifestação de Sua graça aos gentios (os impuros para os judeus).

A Igreja evangélica corre o risco de ficar paralisada em seus “guetos religiosos” desprezando a manifestação de Deus fora dos portões da Igreja. A soberania de Deus e sua graça comum operam em todo o mundo distribuindo talentos que são sinais da Imagem de Deus impressa no homem. Contudo, cabe a nós cristãos redimir esses talentos para a Glória de Deus Pai. Não estou dizendo que tudo o que há no mundo é santo, mas que tudo o que há de “bom” e “belo” no mundo só é “bom” e “belo” porque Deus manifestou sua graça comum na criação. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes” (Tg 1:17ª).

Corremos o perigo de nós mesmos julgarmos o que é puro ou impuro aos olhos de Deus e sermos injustos em nossos julgamentos. No entanto, a ordem de Deus para Pedro é primeiro: “Levanta-te”, Em outras palavras: “Saia dessa religiosidade morta porque estou fazendo coisas novas nesses dias”. “Levanta-te Pedro e lança-te sobre aquilo que você considera impuro”.

Precisamos hoje de uma Igreja que tenha a coragem de “matar” e “comer” aquilo que aos seus olhos lhe parece impuro. Uma igreja capaz de se lançar no mundo para impactá-lo e transformá-lo a partir dos valores do Reino de Deus. A igreja não pode estar alienada do mundo nem conformada com o mundo, mas presente no mundo de forma profética.

Mata! E Come! Destrói aquilo que é impuro e o santifica para o Senhor!

Quando um cristão se dispõe a atuar em uma área como teatro, música, cinema, política, ciência e outros, normalmente teme-se que o cristão perca sua fé porque essas são atividades impuras. De fato, o cinema brasileiro está contaminado de violência e sensualidade, a política está mergulhada na corrupção, a maioria dos cientistas são céticos e ateus e a música faz mais sucesso quanto mais pornográfica e de baixa qualidade for suas letras. Isso é verdadeiro. Mas quando o cristão se lança a atuar nessas áreas sua missão é “matar” esses valores anticristãos e em seu lugar implantar os valores cristãos.

No evangelho de Mateus 5:14-15, Jesus diz: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorificam ao Pai de vocês, que está nos céus”.

Vejam bem: “Não se acende uma candeia para escondê-la debaixo de uma vasilha”. Nós, cristãos, que temos a Jesus Cristo, a luz do mundo, não podemos nos esconder dentro de nossos templos religiosos deixando todo o mundo perdido na escuridão. A luz da revelação de Deus que se manifestou em nossas vidas deve servir para iluminar outras vidas também. Esconder-se dentro da Igreja não é o melhor caminho para se manter “incontaminado” do mundo. Pelo contrário a ordem de Deus para Pedro sobre aquilo que ele considerava impuro foi: Levanta-te! Mata! E Come!

ABRAÇOS A TODOS! REDE 180


Nenhum comentário:

Postar um comentário