quarta-feira, 25 de maio de 2011

"COMPORTAMENTO"


“FICAR”, UMA ATITUDE NÃO CRISTÃ!




O namoro sempre existiu em diversas culturas através dos tempos. É a forma de duas pessoas se conhecerem melhor e, com mais intensidade, alguém com quem se pretende ter um relacionamento sério com vistas ao casamento. Mas, atualmente, para muitos jovens o namoro convencional perdeu status.

Não é de agora, por exemplo, que os jovens usam o termo “FICAR”. A expressão surgiu na década de oitenta entre os adolescentes de 13 aos 17 anos que buscavam simplesmente o PRAZER sem qualquer perspectiva de compromisso. Ou seja, é um comportamento em que os jovens CONVERSAM, se BEIJAM, se ABRAÇAM e até têm RELAÇÃO SEXUAL, sem NENHUMA RESPONSABILIDADE pós-encontro. Não há nenhum vínculo emocional, afetivo,espiritual e, muito menos, trocas de endereço e telefone.

O “FICAR” é uma armadilha do Diabo

A opinião de Gilson Bifano, diretor e conferencista do Ministério Oikos (Ministério Cristão de Apoio à Família), esta prática não deve ser seguida pelos jovens cristãos. “Se ele tem um compromisso com Deus e encara o seu corpo, a sua sexualidade, como a Palavra diz, ele não vai ter esse comportamento”. Devemos ser diferentes; sal e luz do mundo”, enfatiza o pastor. Na visão dele, o “ficar” é uma estratégia de Satanás para minar a pureza moral da juventude, neutralizar seu testemunho, e, posteriormente, estragar seus lares.

“O diabo utiliza vários métodos para levar o homem ou a mulher a uma relação sexual fora dos padrões de Deus. A Bíblia diz : “Não vos defraudeis uns aos outros”. Defraudar é passar dos limites da intimidade com uma outra pessoa que não seja o seu cônjuge. O texto declara que o sexo é para ser desfrutado entre o homem e a mulher no contexto do casamento. E o ficar, conhecido antigamente como o arrocho, é uma fonte de excitação, em que beijos ardentes e carícias em partes íntimas são praticados. Dificilmente, um jovem conseguirá ter uma vida de santidade em um relacionamento passageiro, sem um peso de responsabilidade e compromisso, enfatiza.

A juventude precisa de santidade

Há uma grande diferença entre pureza e virgindade, já que alguns adolescentes se guardam para o casamento, mas mantêm outras práticas sexuais. Em contrapartida, existem pessoas que “perdem a virgindade” e, depois de se converterem, se arrependem e evitam a intimidade antes do casamento.

A juventude cristã precisa repensar a sua atitude em relação ao namoro, ao noivado e ao casamento, não segundo a ótica do mundo que está sem Deus, mas dentro de uma visão bíblica equilibrada. “O tempo todo a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, as músicas, as novelas e os filmes veiculam campanhas de incentivo ao sexo com o uso da camisinha. “O importante não é ter relação sexual antes do casamento, mas sim a falta do preservativo”. Com isso, os jovens estão absorvendo esta visão não cristã da sexualidade. “É necessário influenciar mais e ser menos influenciado”.

As conseqüências do “FICAR”

A proposta do “ficar” é levar esta geração a experimentar um pouco do outro de uma forma leviana. Além de gerar traumas, frustrações, decepções e até uma gravidez precoce. Segundo Gilson, os pais têm uma parcela de culpa nisso, já que muitos não orientam seus filhos. A questão da informação não é só da igreja, nem da escola. O que tem acontecido hoje é que a família tem transferido sua responsabilidade, e o resultado disso é uma vida sexual fora dos parâmetros bíblicos.

Esta tarefa tem que começar em primeiro lugar na família. E os pais devem estar capacitados para que haja um diálogo franco, contínuo e sem tabus.

Três coisas não são faladas muito em família: morte, dinheiro e sexo. Estes assuntos devem ser tratados no lar, de maneira natural, não apenas em forma de sermões, mas em uma conversa natural com os filhos desde cedo.

O Namoro Cristão

Existem princípios para o namoro cristão. E um deles é justamente o não “ficar”. Um relacionamento segundo a visão cristã é um período de conhecimento mútuo, de aprofundamento da amizade. A intimidade física não é compatível neste período. Ela só deve acontecer, segundo a Palavra de Deus, no contexto do casamento.

“O texto de Gênesis 2.24 diz: Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-à à sua mulher, e serão ambos uma só carne. Neste trecho existe uma seqüência. Quando se tem esta experiência de ser uma só carne, antes de se casar, há quebra de princípio bíblico. E isso pode trazer muitos problemas.

A Igreja e seu papel

Uma idéia aos lideres de jovens e as igrejas em geral, seria falar mais sobre este assunto, sem condenação. Não apenas dizer que é proibido, mas também educar. Dar condições aos jovens para que eles não façam o que é condenado pela Palavra de Deus. É necessário um trabalho de conscientização em que a juventude seja esclarecida das conseqüências que advêm da quebra dos preceitos bíblicos. Isso pode ser feito através de palestras, congressos etc..

Para os jovens e adolescentes cristãos que estão na moda do “ficar”, segue abaixo alguns conselhos:

1- Repense no que Deus tem para sua vida.

2- Se está se relacionando indevidamente com alguém, deve reconhecer que esta não é a vontade de Deus e parar com tal atitude.

3- Arrependa-se. Deus perdoa nossos pecados. Ele morreu na cruz para perdoar os erros da humanidade. E, com certeza, a partir deste reconhecimento, Deus vai honrar e abençoar os seus caminhos.

ATÉ O PRÓXIMO BATE PAPO! SE VC TEM DUVIDAS SOBRE "COMPORTAMENTO", PRINCIPALMENTE "SEXUAL", procure os líderes da Rede 180 graus. OU ENVIE SUA DÚVIDA, E SUGESTÃO DE TEMAS SOBRE O ASSUNTO PELO NOSSO E-MAIL (RHREDE180GRAUS.JULLY@YAHOO.COM.BR) E VAMOS ESTAR RESPONDENDO SUAS DUVIDAS E POSTANDO ASSUNTOS RELACIONADOS E SUGERIDOS NA ÁREA.

Um comentário:

  1. Parabés pela excelente ministração. Sempre foi meu pensamento sobre "ficar". Se Deus é o Senhor do compromisso, fiel, Assim devem ser nossos relacionamentos, Sejam eles amizade ou romance. O "ficar" tira a expectativa do amor, do querer se encontrar pra dividir mais do que beijos. Amor é tudo de bom e dentro de um relacionamento cristão é melhor ainda. Continuem nesse rumo.

    ResponderExcluir